sobre

profile for web

Sou artista brasileira que vive e trabalha entre o Brasil e o Canadá desde 2007. Tenho mestrado Estudos Interdisciplinares em Artes pela Simon Fraser University (Canadá) e tenho treinamento em dança contemporânea, contato improvisação, práticas somáticas da dança, butoh e teatro físico.

No meu trabalho, gosto de considerar a reciprocidade criativa do encontro. Enquanto vejo e sou vista, ouço e sou escutada, toco e sou tocada, eu permito realçar minha conexão com parceiros de trabalho, meu material em pesquisa, o estúdio, locações, paisagens, contextos urbanos – e deixo que suas vozes reverberem no projeto. Fazendo isso, eu reconheço politicamente a totalidade do meu corpo no fazer arte e no viver em comunidade. No meu processo criativo, gosto de ser guiada pela intuição e deliberadamente deixo conceitos dos projetos relativamente abertos para que o público se engage com suas próprias subjetividades ao passo que o trabalho em si possa ganhar uma certa autonomia.

Minha prática artística se faz então no corpo, existindo entre a dança e as artes visuais (performance, video, instalação, fotografia e som). Meu trabalho tem sido apresentado internacionalmente como na Mostra Brasileira de Dança (Recife, Brasil, 2017); Visualeyez Festival (Edmonton, Canada, 2015), Perfomance Biennale Deformes (Santiago, Chile, 2014), European Performance Art Festival (Polônia, 2011). Tenho participado de residencies artísticas como Performance Art Forum PA-F (França, 2018); Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo (Recife, 2017); Capital 35 (São Paulo, 2016).

Eu também colaboro com projetos de outros artistas, como por exemplo sendo dançarina para o espetáculo SHINY de Kelly McInnes (Vancouver International Dance Festival, 2019); como mentora e documentarista do projeto de pesquisa e performance Cuerpo de Guadalupe Martinez (Or Gallery, 2020), e como dançarina do espetáculo UNTITLEdISTANCEs de Emmalena Fredriksson e Arash Khakpour (The Dance Centre, 2020).

Nos últimos 10 anos tenho dado aulas e workshops em dança, improvisação e performance em várias instituições e independentemente. Recentemente por exemplo, ministrei o curso de Performance Art para o programa de graduação da Emily Carr University of Art + Design.

 

contato: info.lucianaf@gmail.com

 

foto: John Goldsmith